Pesquisar

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um Meteoro impossível de ser ignorado.





Fenômeno da música teen, luan santana lança discos com sucessos consagrados e novos hits em estilo pop. (Almiro Marcos)
Gostar é uma coisa. Ignorar é outra, completamente diferente. Alguém pode até mesmo discutir a qualidade da voz e da música produzida por esse pouco mais do que adolescente de 20 anos de idade, corpulento (no seu mais de 1,80 metro), saltitante e incansável, com tênis colorido no pé, colete, camisa xadrez, tira de couro no pulso e cabelos arrepiados. Porém, ignorá-lo, é impossível. Afinal, Luan Rafael Domingos Santana, ou simplesmente Luan Santana, fechou 2010 como o maior vendedor de CDs e DVDs do País. Registrou marca de mais de 400 mil de uns e mais de 200 mil dos outros. Façanha meteórica numa realidade de mercado fonográfico sob o peso da pirataria e dos downloads gratuitos na internet.
Na esteira do lançamento de seu segundo DVD (os dois pela Som Livre) e terceiro CD (o segundo pela gravadora), o ídolo teen traz ainda algumas marcas que devem ser consideradas: seus shows podem custar até R$ 500 mil cada um, sendo que ele chega a realizar mais de 20 por mês, e estimativas de produtores musicais apontam que seu nome deve faturar mais de R$ 2 milhões livres por mês. As cifras servem para indicar os motivos para que Luan Santana ao mesmo tempo seja idolatrado pela sua legião de fãs enlouquecidas e criticado por aqueles que torcem o nariz para o gênero conhecido como sertanejo-pop, do qual ele é o principal nome hoje, principalmente pelo fato diferencial de não cantar em dupla. Idolatria cega de um lado. Pontas de inveja do outro.
No entanto, à luz dos fatos, o cantor é mesmo um fenômeno. Enquanto artistas labutam anos a fio na tentativa de alcançar um lugar ao sol no sucesso (e na maioria das vezes nunca chegam a sair da sombra), Luan Santana precisou de poucos anos para chegar ao topo. A família gosta de contar que ele arranhou os primeiros versos cantados ainda aos 3 anos em Campo Grande (MS), onde nasceu. Os pais o incentivaram. Em 2006, a gravação de uma apresentação do adolescente, então com 14 anos e chamado de Gurizinho, foi parar no YouTube. Em pouco tempo tinha milhares de acessos. O jovem passou a fazer apresentações em cidades de seu Estado, no Mato Grosso e até em Goiás. Até então era quase desconhecido fora desse eixo. A virada veio em 2008, quando conheceu Fernando e Sorocaba, uma dupla baseada no Paraná e já com certo prestígio no meio.
Ele fechou parceria com a dupla, da qual passou a fazer a abertura e participação nos shows. Sorocaba decidiu apadrinhar Luan e tomou conta da escolha do repertório do adolescente. O hit Meteoro, que jogou Luan Santana nas paradas em 2009, é composição do próprio Sorocaba. Particularmente, eu me recordo da Pecuária de 2009, quando aquele moleque desconhecido de cabelo arrepiado e voz meio esganiçada fez uma participação no show da dupla no palco principal, com a qual cantava a música A Louca. Em tom de profecia, Sorocaba disse ao público que aquele garoto iria longe. Hoje, chegou além até do que muita gente (talvez o próprio Luan) imaginava.
CD e DVD Luan Santana ao Vivo no Rio, que chegam às lojas este mês, tiveram produção do porte de estrelas internacionais. No DVD, por exemplo, logo na abertura Luan Santana é catapultado e aparece de surpresa num salto no meio do palco. E, no final, ele desaparece, como num passe de mágica, atrás de uma cortina de fogo. Aliás, durante toda a apresentação, gravada em 11 de dezembro do ano passado no HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o que não faltam são espetáculos de luzes, fogo e fumaça. O cantor chega a cantar uma música (Vou Voar) dependurado em cabos de aço que lhe permitem passear sobre a plateia ensandecida. O visual é muito caprichado. Os produtores do trabalho fazem questão de lembrar que o show, no quesito efeitos especiais, está no nível de Michael Jackson e de Black Eyed Peas.
Repertório
Passando para a seara musical, Luan Santana Ao Vivo no Rio traz algumas canções já consagradas, como Meteoro, Chocolate, Sinais e Você Não Sabe o que É Amor. Traz também novos hits, como a música de trabalho Química do Amor, apresentada ao lado da baiana Ivete Sangalo, Adrenalina e Amar Não É Pecado, música-tema da novela Morde & Assopra, da TV Globo/TV Anhanguera. Além da participação de Ivete, também há as presenças especiais de Zezé di Camargo (tocando sanfona) e Luciano, num pot-pourri de Amor Distante e Inquilina de Violeiro, que dá o único tom mais sertanejo de todas as faixas. Outra participação é da atriz e cantora mexicana Belinda (Meu Menino - Minha Menina).
A característica do novo trabalho de Luan Santana é a de sempre: pop. As únicas exceções são o pot-pourri com Zezé di Camargo e Luciano e a faixa gospel Conquistando o Impossível. Tirando três ou quatro músicas (do DVD) que são mais lentinhas, no mais são hits dançantes, com letras simples e pegajosas, que têm como tema principal o amor. As músicas animadas, aliás, foram a marca que o padrinho Sorocaba (e, segundo informação que circula pelo meio musical, dono de 20% do que o teen fatura) imprimiu em Luan Santana. Sorocaba, inclusive é autor de 5 (uma ao lado de Luan) das 19 faixas do DVD. E o próprio Luan Santana é o compositor de quatro das canções. Além do CD (com 14 faixas) e do DVD (com 19 músicas), o trabalho também será lançado este mês no formato Blu-Ray (que seria uma evolução do DVD em imagem e som). Uma iniciativa legal, informada na contracapa do DVD, é que toda a renda adquirida com a venda de CDs e DVDs pelo cantor será revertida para obras sociais. Ainda que a venda não seja mais a grande referência do mercado fonográfico hoje, quando os cantores ganham muito mais com shows, a ideia merece aplausos
Fonte: Jornal O Popular, edição: 27/04.

4 comentários:

  1. É o cara não é muito fã do Luan não. Fez foi dar dados isso sim haha. Feio ;x
    Mas parabens Iza deve ter dado trabalhão editar! *-*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que pude compreender nas entrelinhas, esse cara que escreveu a notícia não gosta do Luan².
    Mas não adianta, mesmo não querendo falar bem do meu divo liindo, os dados deles, demonstram que ele é um graande talento e não serão esses invejosos que não acreditam no potencial desse menino perfeito, que irão acabar com ele. Ele não precisa de mais nada do que nós, a #FamíliaLS. Enquanto estivermos aqui daremos sempre força para ele *-*
    Te amo Luan ♥♥'

    ResponderExcluir
  4. oi luan santana gosto muito de vc te amo i love you vc q deus te abenssoe e tenha uma semana boa te amo

    ResponderExcluir